Desentupidora Matrix

Como descartar óleo de cozinha corretamente?

descarte de óleo de cozinha

O óleo de cozinha deve ter seu descarte feito da forma correta. Caso contrário, acaba por atingir não só o próprio meio ambiente, mas também as instalações hidráulicas da nossa casa. 

A pia da cozinha, a caixa de gordura… Essas partes podem sofrer entupimentos constantes por causa do óleo despejado ali. Portanto, hoje a Matrix te ensina 4 formas de descartar o óleo de cozinha corretamente. Vamos lá?

Por que não se deve jogar óleo de cozinha na pia?

O óleo de cozinha faz mal para o meio ambiente e para nossas instalações hidráulicas. Ele não deve ser despejado de forma nenhuma pelo ralo. Portanto, através dele, passa pelo encanamento e acaba caindo diretamente na água. Depois disso, é extremamente difícil retirar esse óleo do ambiente. 

Além disso, quando solidifica pode causar a obstrução do encanamento da pia. O ideal é estocar esse óleo até ser possível realizar o descarte correto, como vamos te ensinar abaixo. Dessa forma, você poupa o encanamento e o nosso meio ambiente.

O que o óleo de cozinha na pia provoca?

O óleo da cozinha pode provocar os seguintes danos ao encanamento hidráulico:

  • Obstrução da passagem da água através do encanamento, já que a gordura solidificada pode criar uma barreira na parede da tubulação;
  • Entupimento da passagem da caixa de gordura;
  • Uma maior frequência da necessidade de desentupimento da caixa de gordura da residência;
  • A diminuição da vida útil dos canos e encanamento da residência;
  • Redução da vida útil de sifão e outros componentes que fazem parte da pia da cozinha, aumentando assim o risco de ser necessário a troca da pia ou dos seus componentes.

O que o óleo de cozinha faz para o meio ambiente?

O óleo de cozinha provoca diversos problemas no meio ambiente. Ele polui água, solo e atmosfera facilmente. Além disso, pode até mesmo atrair pragas urbanas. Acompanhe a lista de problemas abaixo:

  • Retenção de gordura em redes de tratamento de esgoto, já que ela é filtrada da água quando ela passa pelas grades de tratamento;
  • Atração de pragas urbanas que se alimentam da gordura e são atraídas pelo seu cheiro, aumentando a população normal desses invasores na cidade;
  • Contaminação de mananciais aquáticos, sendo que apenas 60% do esgoto é tratado e não a sua totalidade, assim permitindo que a gordura chegue até rios e lagoas.
descarte de óleo de cozinha

Transformando em sabão

A primeira forma de descarte correto do óleo de cozinha é o transformando em sabão. Nessa forma de descarte, é utilizado o método de saponificação. Sendo assim, a gordura é guardada em garrafas pet até se ter o suficiente delas para a produção de sabão. Depois disso, ela é filtrada e os resíduos sólidos retirados dela. 

O próximo passo é misturar toda essa gordura junto com soda cáustica. Assim, o processo de saponificação começa. O sabão gerado a partir desse processo é ideal para lavar objetos da casa, mas não serve para tomar banho. Essa é uma forma muito útil de se aproveitar do óleo da cozinha.

Descarte de óleo de cozinha 2: Descartando em locais adequados

Existem postos específicos para o descarte de óleo da cozinha. Assim, nesses postos, o óleo é recolhido e encaminhado para projetos que o utilizam em uma das formas que vamos citar aqui. Cada estado e cidade tem o seu próprio posto de descarte. 

O ideal é estocar a gordura em garrafas pet até que haja o bastante para levar até o posto de tratamento. Além disso, é importante se lembrar de estocar óleo de cozinha corretamente. Do contrário, pragas urbanas podem ser atraídas até o nosso ambiente. O que não queremos de forma alguma.

Descarte de óleo de cozinha 3: Para a produção de combustível

Você sabia que o óleo de cozinha pode ser utilizado para a produção de combustível? Pois bem, esse é um dos usos para o qual os postos de coleta e descarte enviam galões e mais galões de óleo de cozinha mensalmente. Assim, a coleta é enviada para estações de tratamento que transformam o óleo de cozinha em biodiesel. Uma forma extremamente criativa e ecológica de reciclar o óleo. 

O processo é o seguinte: assim que recebido o óleo passa por filtragem. Depois de retirados os resíduos sólidos, a água misturada ao produto é também retirada e são adicionados produtos químicos. Ou seja, são esses produtos que tornam o óleo de cozinha um ótimo combustível.

Transformando em detergente

E por fim, a última forma de descartar óleo de cozinha é transformando-o em detergente. O processo é parecido com o do sabão. Mas, em vez de deixar a mistura solidificar, ele continua líquido. O engraçado é que todos os sabões e detergentes produzidos pelo óleo de cozinha se tornam ótimos exatamente para limpar coisas engorduradas.

É interessante quantas formas de utilizar o óleo de cozinha existem, não é? Portanto, não jogue esse item pela pia ou vaso sanitário. E se você tem esse hábito e está precisando desentupir a pia por causa disso, temos uma dica sensacional para você.

Para desentupir a pia, chama a Matrix!

Escolher uma empresa desentupidora de qualidade só tem vantagens. E não é difícil encontrar uma para você! Aqui estamos, a Matrix Desentupidora!

Nossos profissionais resolvem o seu problema rapidinho! Contamos com a ajuda de muitos desentupidores experientes no mercado e que diagnosticarão problemas e farão a limpeza e desentupimento da sua pia sem mais delongas. Portanto, o importante é que você chame a Matrix e deixe o resto com a gente. Somos uma empresa responsável e que leva desentupimento de qualidade para toda São Paulo.

Torne sua vida muito mais prática e sem entupimento chamando a Matrix Desentupidora.

Clique aqui e entre em contato com a gente!

 Gostou das nossas dicas? Então, a gente tem outras dicas úteis e interessantes para a boa manutenção da sua casa!  Basta continuar acompanhando a gente.

 São diversas publicações que te ensinam a cuidar ainda melhor do seu espaço. Mais uma forma da Matrix te ajudar a manter tudo no lugar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *